Nossa História

A Primeira Igreja Batista de Bauru, fundada em março de 1920, pela graça de Deus, foi fruto do trabalho visionário de crentes batistas que vieram do Rio de Janeiro e Mato Grosso. É interessante ressaltar que em 1918, mesmo antes de sua organização oficial, os irmãos Francisco Vinhas, Antônio Ernesto da Silva e Edwards, Adrião Pituba, José Francisco Carlos Marinho, João da Cruz Gonçalves, foram obrigados a suspender os cultos devido à chegada da "Peste Espanhola", também uma pandemia! Restabelecidas as atividades, em 1919, foi realizado convite e o Pastor Carlos Astro de Mendonça proveniente do Rio de Janeiro aceitou o desafio de vir para Bauru a fim de dirigir a Congregação formada aqui. Naquela mesma época foi adquirida uma casa para realização dos cultos. No período de sua consolidação, a Primeira Igreja Batista de Bauru contou com o apoio da Igreja Batista da Liberdade em São Paulo.

Em 07 de março de 1920, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Bauru. Os vinte e quatro membros fundadores foram: Addy Faria, Adalgiza

de Freitas, Adélia Marinho, Adrião da Silva Pituba, Alexandrina de Pinho, Anette Martins Bowen, Anna F. de Mendonça, Antônia da Silva Pituba, Carlos Astro de Mendonça, Carlos de Mendonça Filho, Conceição Marinho, Deolinda da Silva Mendonça, Francisco Vinhas, João Corrêa da Silva, João da Cruz Gonçalves, José Francisco Carlos Marinho, Manoel Antônio da Silva, Manoel de Pinho, Maria da Silva Pituba, Maria Izabel Vinhas, Maria Vinhas, Tibúrcio da Silva Pereira, Vicente Martins Franco e Zaira Pacheco de Mendonça. Com uma forte perspectiva evangelística, em 1927 a Primeira Igreja Batista de Bauru organizou novas igrejas nas cidades de Pirajuí, Cafelândia e Avaí. Em 1945 organizou a Igreja Batista de Botucatu, em 1962 organizou a Igreja Batista Boas Novas nesta cidade de Bauru, hoje denominada Igreja Batista do Estoril, em 1984 a Igreja Batista do Redentor, em 1987 a Igreja Batista do Parque Jaraguá, em 1990 organizou a Igreja Batista Bela Vista. Em 1994, foram organizadas quatro igrejas: Igreja Batista de Avaí (reorganizada); Memorial, em Lençóis Paulista; Vila Cardia (Maranata) e Nova Jerusalém, no Núcleo Gasparini.

Em 2003, no dia 13 de setembro, foram inauguradas mais duas igrejas: Igreja Batista Sul e Igreja Batista Missionária, no Núcleo Geisel. Três anos depois foi organizada a Primeira Igreja Batista de Brotas.

Além disso, na década de 40, a Primeira Igreja Batista recebeu a doação de um terreno no Jardim Estoril para construção do Instituto Bíblico de Bauru, local onde foram formados inúmeros obreiros. Anos mais tarde, essa propriedade foi trocada por outra na divisa com Piratininga, sendo implantado no local o Seminário Teológico, que hoje abriga as instalações da Cristolândia, um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes.

Uma Igreja-hospital:

Nos seus primórdios, a Primeira Igreja Batista de Bauru iniciou suas atividades em um pequeno prédio comprado do hospital Beneficência Portuguesa. Como a igreja começou a crescer, foi realizada uma primeira reforma no imóvel, inclusive com a modificação de sua fachada. Posteriormente, um novo templo foi erguido, contando com um espaço que servia para Educação Religiosa (1940 a 1963). A construção do templo atual foi capitaneada pelo Pastor Henrique Cyrillo Corrêa, com apoio de sua família e de irmãos que fizeram tudo o que estava a seu alcance para a conclusão deste projeto.

Hoje novamente estamos em meio a uma pandemia, tempo de luta e fé, como ocorreu nos primórdios desta igreja, mas pela misericórdia de Deus podemos ter a firme convicção de que, em Jesus, venceremos. “...e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18b) Louvamos a Deus em toda e qualquer circunstância, pois Ele é digno! “Louvai ao SENHOR! Louvai ao SENHOR, porque Ele é bom, porque a Sua benignidade é para sempre. (Salmos 106: 1)

Louvamos a Deus pela vida e dedicação incondicional, em amor, de homens e mulheres que através dos anos compuseram a história desta igreja e que nosso bom Deus registrou em seus livros na eternidade, para galardão, sendo tarefa dificílima elencar todos os nomes aqui, sem cometer falhas, onde expressamos nossa gratidão.

Presente e Futuro

São muitos os planos e projetos que se apresentam diante de nós, temos sido abençoados por Deus de muitas formas! É notória a ação de Deus, visto que, como na igreja primitiva, também podemos aplicar à Primeira Igreja Batista de Bauru, os versículos de Atos 2: 46- 47 “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” Sem nos esquecermos do passado, dos pastores que aqui estiveram, dos membros que dedicaram suas vidas na continuidade deste trabalho, damos glórias a Deus pela diligência, sem reservas. Atualmente temos duas congregações, uma em Bauru, no Jardim Flórida, e outra na cidade de Cabrália Paulista, onde atua o Pr. Edson Honorato de Barros. Agradecemos a Deus pelos Ministérios, que atuam no ensino bíblico com as crianças, adolescentes, jovens, homens, mulheres e casais. Os queridos e queridas que compoem o grupo da melhor idade, denominado “Celebrando a Vida” em seus encontros. Os Embaixadores e Mensageiras do Rei, que tem foco na formação do caráter de nossos jovens. Nosso ministério de Louvor com a apresentação de conjuntos, corais e números especiais expressando nossa gratidão a Deus. A Escola Bíblica onde aprendemos juntos sobre a Palavra de Deus. Os núcleos de vida que semanalmente se reúnem nos lares para um convívio pessoal, social e espiritual e evangelístico. O ministério de transmissão e comunicação que divulga as programações e alcança para quem não pode estar presencialmente. O ministério de evangelismo e missões que faz a igreja avançar no cumprimento de sua atribuição de levar a mensagem das boas novas de Jesus Cristo ao mundo perdido. Irmãos e irmãs que, pelo seu trabalho incansável, verdadeiramente compõe o corpo de Cristo! Assim, estamos firmes em um propósito, o de nos apresentarmos diante de nosso mestre Jesus Cristo, no dia de Sua vinda! “Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” (Apocalipse 22: 20). Louvemos ao Senhor! 

Texto:
Pr. Hebert Korps Martines Soler – Pastor Titular

Endereço

Rua Virgilio Malta, 7-49 - BAURU 17015-220 / SAO PAULO - BRASIL

Siga-nos

© PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE BAURU ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.