Nossa História  apresentação

Nossa História

Filha da Igreja Batista da Liberdade em São Paulo, a consolidação (1918-1933) da Primeira Igreja Batista de Bauru, aconteceu em um período marcado por muita instabilidade. Vários obreiros pastorearam a igreja por curto espaço de tempo. No entanto, curiosamente, podemos observar que tais experiências foram de grande utilidade e valia para a formação do caráter de seus membros. Foram anos em que a igreja aprendeu a agarrar-se ao essencial e firmar suas estacas.

Pastores no período de 1918-1933: 1918-1919 - J.J. Taylor, pela 2ª vez; 1920-1924 - Antonio Ernesto da Silva; 1924-1925 – Ruffins B. Stanton, interinamente; 1926-1927 - Pedro Gomes de Mello; 1928 - Emilio Kerr, interinamente; 1928-1933 - José Gresemberg. Nesse período, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Bauru (07.03.20).

A PIB, como carinhosamente a chamamos é uma congregação de cristãos fiéis que confessam as Doutrinas Batistas. A Primeira Igreja Batista de Bauru foi organizada no dia 07 de março de 1920, com famílias oriundas do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, e ao longo dos anos chegaram mais famílias de São Paulo. O primeiro nome da igreja foi “Primeira Egreja Evangélica Baptista de Bauru”, e seu primeiro pastor foi o saudoso Carlos Astro de Mendonça.

A PIB foi organizada com 24 membros, 24 ovelhas do Senhor Jesus, que movidos pelo desejo de compartilhar o amor de Deus através da mensagem do evangelho, fez com que o reino de Deus se expandisse no centro do Estado de São Paulo. Desde 1920 a PIB tem sido fiel na proclamação do evangelho do reino em Bauru e daqui para os confins da terra.

Onde hoje é a sede da PIB, situada na Virgílio Malta era um hospital, era a sede do Hospital Beneficência Portuguesa (Jornal da Cidade, Bauru Ilustrado, Junho 2014, pág. 08 e 09). Os imigrantes portugueses que vieram para Bauru, em meados de 1918 queriam um hospital e o espaço onde hoje é a o templo da PIB foi à sede do Hospital até o imóvel ser vendido a PIB, e assim passou a ser um hospital das almas e não do corpo. Ao longo dos anos a PIB foi ampliando e reformando o templo a fim que pudesse acolher as famílias. A PIB permanece no mesmo endereço até hoje.

Ao longo desses anos a PIB investiu em vidas, organizou igrejas, restaurou casamentos, e promoveu a expansão do Reino de Deus. São muitas histórias, fatos marcantes, e desafios a serem superados. O pequeno rebanho cresceu, se desenvolveu, expandiu e ainda deseja crescer mais para a glória de Deus.